Revista Novo Perfil Policial

Radio Web Novo Perfil

quarta-feira, 1 de julho de 2015


O sequestro, estupro e espancamento de duas mulheres paraibanas e um bebê, ocorrido no bairro dos Bancários, em João Pessoa, e que teve um desfecho em um canavial, no município de Goiana, Pernambuco, não foi um crime encomendado.

Segundo informações repassadas durante coletiva da Polícia Civil, no final da tarde desta terça-feira (30), as vítimas foram escolhidas de forma aleatória pela dupla de criminosos que, inicialmente, pretendia apenas roubar o veículo.

De acordo com a polícia, o acusado Ivan Vieira da Silva, 43 anos, é apontado como autor dos estupros e responsável pelo assassinato de uma das mulheres. Dono de extensa ficha criminal, ele já teria cumprido pena em Pernambuco, Bahia, na Paraíba e estava em liberdade condicional há oito meses.

Na abordagem às mulheres no bairro dos Bancários, Ivan teria impedido que as vítimas deixassem o veículo e dirigiu o carro até o município de Goiana-PE onde cometeu os crime, inclusive com o abandono do bebê de apenas 9 meses no canavial.

A delgada da Polícia Civil, Roberta Neiva, disse que a motivação do crime foi apenas a prática da maldade. “Não existe motivo para justificar a violência contra as vítimas, o motivo foi apenas a maldade”, disse Neiva.

Ainda segundo informações da polícia, o outro acusado, identificado como "Léo do Iraque, que conduzia a moto também foi capturado, mas segundo depoimentos, ele não acompanhou Ivan até o município de Goiana, sendo acusado apenas de auxiliar no roubo do veículo.

As investigações foram realizadas pela Polícia Civil da Paraíba de forma conjunta com a Polícia Civil de Pernambuco e contou com a participação de cerca de 30 policiais e três delegados que trabalharam diuturnamente. “Por se tratar de um crime monstruoso e que chocou toda a sociedade paraibana e brasileira, o empenho da nossa equipe de policiais foi integral para prender os acusados e assim darmos uma resposta a sociedade”, destacou o secretário de Segurança Cláudio Lima.

Caroline Teves, vítima que sobreviveu a tentativa de assassinato, segue internada em Pernambuco. Ela relatou todo o caso à polícia que, conforme informações fornecidas durante a coletiva, bateram com o depoimento dos dois acusados. O depoimento dela, ainda conforme a Polícia Civil, foi essencial para elucidar todo o caso.


ENTENDA


As mulheres foram sequestradas no dia 20, estupradas e encontradas em um canavial em Goiana, Pernambuco, no dia 21. Uma das vítimas, de 42 anos, morreu e outra, de 31 anos, ficou ferida e segue hospitalizada em Pernambuco.

O filho de uma delas, de nove meses, que também estava no carro, foi encontrado próximo ao local onde estavam as mulheres. Ele chegou a ser hospitalizado, mas foi liberado e passa bem.

Segundo a polícia de Pernambuco, a vítima foi obrigada a dirigir pela BR-101 de João Pessoa até Goiana, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, onde entrou numa estrada de terra conhecida como Estrada do Aterro Sanitário, na Mata da Usina Santa Tereza. Lá os homens entraram em um canavial, tiraram as roupas da vítimas, as espancaram e as estupraram.

Os suspeitos tentaram ainda estrangular as mulheres utilizando tecidos, mas não conseguiram. Em seguida, atropelaram as duas com o carro da vítima, fugindo na sequência. Uma das mulheres não resistiu aos ferimentos e morreu. Os criminosos abandonaram o bebê na mata.

Ainda de acordo com a polícia de Pernambuco, por volta das 11h30 do domingo, trabalhadores rurais e vigilantes da usina encontraram as vítimas e a criança no local do crime e acionaram a polícia. A mulher que sobreviveu foi levada para o Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. Ela sofreu politraumatismo. Local onde o bebê foi encontrado, a menos de dez metros das mulheres. 

De acordo com o cabo Edson, uma das vítimas - a mulher que ficou ferida e que também é mãe do bebê - estava indo levar a amiga em casa. As duas moravam no mesmo bairro, onde aconteceu o sequestro.

“Ela explicou que quando chegou na casa da amiga, foi abordada por um carro e uma moto e um dos homens entrou no carro dela”, disse o policial. Ainda segundo ele, a vítima não tem certeza de quantos suspeitos estavam envolvidos no crime.



Revista Novo Perfil Online

Fonte: PBagora